O papel formativo dos meios de comunicação e a sua influência na estruturação psíquica do sujeito
Best Replica Watches UK online store for men & women. High-end grade AAA+ 1:1 rolex replica watches Swiss made.
Swiss Luxury Replica Watches UK Shop For Men. Buy Cheap Fake Watches For Men Online. Cheap replica watches For Sale For Free Shipping.
Our online store offers Best Replica Watches . Almost all styles of Rolex, Omega, Breitling and so on Swiss Made Replica Watch.
On top replica watches uk on the online website. High quality Rolex, Omega, Breitling, Cartier and so on for sale.
Sandra Almeida,
Psicanalista Membro do Programa de Formação
É fato que a mídia pode influenciar a organização psíquica dos indivíduos. Essa influência ocorre de diferentes formas em relação aos diferentes veículos de comunicação.
Quando falamos de imprensa escrita e rádio, consideramos que afetam o psiquismo de forma menos impactante porque proporciona a possibilidade de os destinatários terem um comportamento mais ativo em relação com os meios audiovisuais.
Percebemos que existe um espaço para exercitar o pensamento de forma a permitir o desenvolvimento das funções verbais, ao contrário do que acontece com a televisão, por exemplo, que promove a fragmentação dos espaços ao interromper os fluxos de pensamento.
Com a televisão essa interação é mais rara, dando a impressão de que tudo o que é transmitido por esse meio não pode ser questionado e se torna um estado de verdade absoluta.
Um exemplo muito real e atual é a forma como os meios de comunicação, especialmente a televisão, comunicaram as causas e efeitos da pandemia do vírus corona.
É evidente que a mídia foi utilizada para levar os telespectadores a determinados comportamentos.
De uma forma geral, a população mundial ficou praticamente refém de tudo o que foi dito inicialmente e, com o passar do tempo, constatou-se que nem toda a informação transmitida era fidedigna e adequada a uma solução do interesse de todos.
A mensagem transmitida por meio de imagens e em ritmo intenso distrai a mente e promove comportamentos passivos.
Outro aspecto interessante de observar é o poder que tem de transmitir padrões comportamentais por meio do reforço proporcionado pela característica de repetição excessiva de materiais, como anúncios e temas de seus programas de entretenimento, muitas vezes sensacionais.
Sabemos que a televisão sempre desempenhou um papel importante na formação dos cidadãos, o que nos leva a pensar que este poderoso instrumento deve ser utilizado a favor da formação de cidadãos informados, críticos e altamente reflexivos.
Porém, não é isso que vemos na mídia, pelo contrário, é evidente que há uma intenção de (des)educar de acordo com os interesses de uma minoria.
As crianças passam a maior parte do tempo em frente à televisão e assim esta torna-se parte fundamental na estruturação dos seus valores.
A transmissão de regras, ideias e ideologias e a educação que deveria estar a cargo, primeiro dos pais e depois dos educadores de infância, é feita em grande parte por meio da televisão e também por meio de programas e redes sociais na internet.
A televisão e as redes sociais, hoje, dizem à criança quem ela é, que profissão deverá assumir no futuro e é ela quem lhe ensina os caminhos para concretizar os sonhos que ela mesma encarna em mentes desavisadas.
A psicanálise deve considerar como os meios de comunicação influenciam a formação do aparelho psíquico. A televisão tornou-se o fio condutor da realidade, função exclusiva dos pais, uma vez que a criança assimilou o superego dos pais.
Antes disso, quando se desenvolve a constituição do eu, esses meios estão tão fortemente presentes que se tornam modelos múltiplos e insistentes de identificação, ditando as regras do que é certo ou errado.
Não menos importante, cabe destacar que, ao satisfazerem as necessidades subjetivas de seus destinatários, principalmente as necessidades emocionais e afetivas ausentes do sujeito, acabam se tornando ferramentas muito eficazes.
Crônica: O Guardião Silêncio e Seus Segredos Profundos Rafael Marques Menezes, Psicanalista e Diretor…
Crônica: A Dama Culpa: Encontros e Desencontros Rafael Marques Menezes, Psicanalista e Diretor da…
Crônica: O Cavalheiro Libido: O Pulsar Oculto da Vida Rafael Marques Menezes, Psicanalista e…
Crônica: A Velha Tristeza e Seus Segredos Rafael Marques Menezes, Psicanalista e Diretor da…
Crônica: Dona Alegria e Suas Melodias Rafael Marques Menezes, Psicanalista e Diretor da Escola…
Crônica: O Senhor Malícia e Suas Artimanhas Rafael Marques Menezes, Psicanalista e Diretor da…